Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

#Curiosidade

Estudo alega que a ingestão de álcool ajuda a resolver os chamados “problemas criativos”.

Com o sugestivo nome de “Uncorking the muse: Alcohol intoxication facilitates creative problem solving” ( em uma tradução livre, algo como “Liberando a musa: intoxicação alcoólica facilita a solução de problemas criativos”), ele foi realizado por um grupo da Universidade de Illinois em Chicago, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Consciousness and Cognition


No experimento, eles testaram como dois grupos, um alcoolizado e um sóbrio, se comportavam na resolução de problemas criativos comuns, uma série de exercícios já “consolidados” na psicologia chamada Remote Associates Test (RAT).

No estudo, 20 pessoas assistiram a um desenho animado enquanto comiam salgadinhos. Depois, beberam vodka até que o nível alcoolico em seu sangue chegasse a .075 – mais ou menos, seria o equivalente a uma pessoa de 68 quilos beber três caipirinhas em uma hora. Em paralelo, outros 20 participantes assistiram ao mesmo desenho sem comer ou beber.

Depois, os dois grupos tentaram resolver os 15 itens dos problemas. Na média, os participantes alcoolizados conseguiram 9 acertos, contra apenas 6 do outro grupo, levando apenas 11,5 segundos para chegar a uma solução correta, contra 15,2 do grupo sóbrio.

Além disso, as pessoas que haviam ingerido vodka diziam ter tido ideias repentinas (os insights) para resolver as questões. Ah, e detalhe importante: antes de bebedeira, os dois grupos foram avaliados em um teste semelhante e obtiveram resultados bem parecidos entre si.

Esse é o primeiro estudo a avaliar algo que já era meio tido como verdade por quem costuma beber – que frequentador de bar nunca teve, ou ouviu dos amigos, aquelas ideias “geniais”?

Mas…. Vale lembrar que é apenas um estudo (não uma verdade absoluta), que, claro, se trata de ingestão considerada moderada e que… é CARNAVAL!

Fica, então, a dica: “Faça sempre lúcido o que você disse que faria bêbado. Isso o ensinará a manter sua boca fechada” (Ernest Hemingway)

Abraços Tiago Domingos.
Bebida destinada a adultos.
Beba com moderação. Foto: StuartWebster/ flickr
Fonte: info.abril.com.br
Saiba mais sobre vodkas acessando o site: www.vodkas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário