Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

FINLANDIA VODKA


Que a vodca é uma bebida tipicamente russa todos sabem, porém uma das marcas mais vendidas e consumidas do mundo é produzida num país gelado chamado Finlândia. Isto mesmo, a FINLANDIA VODKA, com seu sabor suave e marcante, conquistou milhões de apreciadores da bebida pelo mundo afora, se tornando um ícone do segmento.

  • A história
Tudo começou no ano de 1970 quando a empresa Altia Corporation, de propriedade do governo finlandês, resolveu ingressar no segmento de vodcas Premium com o lançamento da FINLANDIA VODKA na Escandinávia. Inicialmente a vodca, destilada e produzida no pequeno vilarejo de Rajamaki, era comercializada nos free shop dos aeroportos. A garrafa do produto, criada pelo designer e escultor finlandês Tapio Wirkkala, tinha uma aparência de “gelo” e o rótulo possuía duas renas, animal típico e muito comum no país, com um meio sol no horizonte. Já no ano seguinte a marca foi introduzida no enorme mercado americano, sendo a primeira vodca importada a fazer sucesso entre os americanos, e somente no final desta década, por volta de 1977, foi aos poucos sendo introduzida em outros mercados globais. No ano de 1983 o visual da garrafa foi alterado, com o rótulo passando da cor preta para azul. Em 1990 ocorreu mais uma mudança no visual no rótulo, com o acréscimo de mais uma rena (somando três) trotando com o sol no horizonte. A FINLANDIA VODCA foi uma das primeiras marcas a apostar no segmento de vodcas com sabores (aromáticas), quando em 1994 lançou a versão de sua tradicional vodca aromatizada com cranberry.

 Em 1998, uma nova garrafa com design mais moderno foi introduzida, primeiramente no mercado americano. No ano seguinte, surgia mais um sabor da tradicional vodca: Lime Fusion (limão). Durante a década de 90 a popularidade da vodca cresceu mundialmente e a marca conquistou importante fatia de mercado. Foi nesta década que a marca introduziu o famoso slogan “Finlandia. Vodka From The Top Of The World”. A atual garrafa da vodca foi introduzida em 2003, criada em cooperação com o famoso designer finlandês Harri Koskinen. Nos anos seguintes, a marca lançou no mercado uma completa linha de vodcas com sabores, que se diferenciam pela aromatização natural de frutas tropicais, sem a adição de açúcar: Mango Fusion (2004), Redberry Fusion (2004), Wild Berries Fusion (2005), Grapefruit Fusion (2007), Tangerine Fusion (2009) e Blackcurrant Fusion (2009).

Intimamente ligada à pureza de seu país de origem, a FINALANDIA VODKA é elaborada com a mais pura água mineral glacial (tão pura que não deve ser filtrada), purificada por uma camada de areia fina, formada há mais de 10 mil anos, na Era do Gelo. A bebida utiliza o grão perfeito para se elaborar vodca: a cevada seis-fileiras, cultivada sob o sol da meia-noite, fenômeno que ocorre somente no norte da Finlândia durante o verão, quando o sol não se põe por 73 dias consecutivos. A presença da luz solar 24 horas por dia propicia o desenvolvimento de um grão pouco oleoso, conferindo a FINLANDIA VODKA um sabor puro e suave.

Atualmente a marca pertence a empresa americana Brown-Forman Corporation, proprietária de marcas famosas como o uísque Jack Daniels, que comprou a FINLANDIA VODKA, em 2004 da Altia, que por contrato, permanece até 2017 como única produtora da bebida.

A evolução visualAo longo dos anos o logotipo da marca passou por algumas visíveis modificações. A maior delas foi o acréscimo de mais uma rena as duas já existentes e o sol nascente que passou a ser visualizado apenas pela metade. Além disso, a coloração do logotipo também foi alterada.

  • Dados corporativos
● Origem: Finlândia 
● Lançamento: 1970
● Criador: Altia Corporation
● Sede mundial: Helsinki, Finlândia
● Proprietário da marca: Brown-Forman Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Garvin Brown IV
● CEO & Presidente: Paul Varga
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Polônia e Rússia
● Funcionários: 250
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Vodcas
● Ícones: As três renas de seu logotipo
● Slogan: Vodka From The Top of The World.
● Website: www.finlandia.com

A marca no mundoA FINLANDIA VODKA, que é produzida exclusivamente no vilarejo de Rajamaki, é uma das mais vendidas do mundo no segmento Premium (segunda na Europa e quinta no mundo), estando presente em mais de 130 países ao redor do planeta. O maior mercado da marca é os Estados Unidos, com mais de 15 milhões de litros vendidos anualmente, seguido da Polônia e da Rússia. Anualmente a produção da vodca finlandesa, líder no segmento Premium nos países conhecidos como maiores apreciadores deste destilado, supera a marca de 3 milhões de caixas.

Você sabia?
● A FINLANDIA VODKA passa por um processo de destilação que tem mais de 200 etapas.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
  
Abraços Tiago Domingos.
Bebida destinada a adultos.
Beba com moderação .
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário