Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vodkas Premium: a nobreza do melhor destilado russo.

Vodkas Premium: a nobreza do melhor destilado russo.
Especialista explica um pouco sobre o universo das vodkas e ensina a diferenciar uma boa bebida de uma de baixa qualidade.

No mundo das vodkas existem bebidas boas e ruins, mas, principalmente, existem aquelas que podem ser sinônimos de uma ressaca difícil, ou de apenas mais uma manhã tranquila. A mais alta categoria é a Premium, a nobreza das vodkas. 


As vodkas se dividem, primordialmente, em três grupos: Standard, Superior e Premium. As diferenças entre estas categorias vão desde o processo de fabricação, até o último gosto deixado no paladar.  

Aprenda a fazer coquetéis famosos Conheça as cervejas dos participantes da Copa do Mundo.

As vodkas Standard, em geral, são destiladas três vezes, mas à medida que a categoria da bebida aumenta, ela pode passar por um processo um pouco mais complexo, como explica Gerson Bendzius, mixologista da Drink Design , empresa especializada na elaboração de coquetéis. 

“Uma das diferenças entre a Smirnoff Red e a Black, por exemplo, é que a segunda, depois de ser três vezes destilada de forma industrial, passa por uma destilação artesanal”. O processo característico acaba por encarecer um pouco o produto. 

Na hora de sentir as diferenças entre uma bebida e outra, existe uma técnica: “para avaliar uma vodka utilizamos os quatro 'F's: fragrance, flavor, feel e finish” ensina Bendzius. As palavras em inglês remetem a: fragrância, sabor, textura e gosto final.  

Acredita-se que a origem da palavra “vodka” seja uma derivação do termo “voda” que em idiomas eslavos do século XV significava “água”, tendo sido atribuída à bebida por conta de seu aspecto límpido e transparente.  

Por ser uma bebida neutra e, a não ser àquelas em que são adicionados determinados elementos como frutas, por exemplo, a vodka não possui um sabor propriamente dito.  

Tal característica pode ser motivo de incompreensão, mas Bendzius explica: “a vodka Premium tem sempre alguma coisa a mais que as outras, todas as propriedades da bebida são amplificadas”.  

Ele conta que as vodkas de má qualidade tendem a deixar um gosto forte de álcool no paladar, assim como o aroma, que pode muitas vezes remeter ao álcool utilizado em produtos de limpeza.  

Já as Premium podem ter sabor um pouco mais fresco ou podem lembrar algumas notas mais picantes, por exemplo. No entanto, uma característica comum entre todas as vodkas de melhor categoria é o fato de elas durarem no paladar, elas não são facilmente “esquecidas”.  

Muitas opções de rótulos Premium estão disponíveis no mercado brasileiro, os preços podem ser um pouco altos, variando entre R$ 150 e R$ 230. Bendzius indica as marcas: Cîroc (França), Ketel One (Holanda), Belvedere (Polônia), Grey Goose (França) e Pravda (Polônia).


Abraços Tiago Domingos.Bebida destinada a adultos.Beba com moderação .Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/vodka-premium-nobreza-bebida-russia-576779.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário