Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Vodka congela?



Bebida alcoólica demora para congelar. Porque a temperatura de congelamento de soluções alcoólicas é muito baixa. 

Por que a vodka não congela no freezer? 
Porque a temperatura de congelamento de soluções alcoólicas é muito baixa. Em alguns casos, menor que 70 graus Celsius negativos. A vodka possui uma alta concentração de álcool, de cerca de 40%, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

Portanto, um freezer com capacidade para atingir apenas 10 graus Celsius abaixo de zero não consegue congelar essa bebida, acrescenta. O mesmo não acontece com a cerveja, pois sua concentração alcoólica é de apenas 5%. Esse fenômeno explica o uso de termômetros com álcool e corante no lugar de mercúrio em regiões muito frias. O álcool puro congela a 117,3 graus Celsius negativos, enquanto o mercúrio congela a 38,85 graus Celsius abaixo de zero. Mas o álcool não trabalha sozinho. "A vodka contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. O que os sais fazem é aumentar o grau de desordem nas ligações das moléculas das Smirnoffs e Stolichnayas da vida. Isso deixa o líquido mais longe do congelamento, no qual atingiria o estado mais ordenado de todos: o sólido.

Para congelar uma substância bagunçada pelos sais é preciso retirar mais energia dela. "Retirar mais energia", em português claro, significa ter que baixar ainda mais a temperatura. Em outras bebidas que têm uma quantidade de álcool e sais parecida com a da vodca, como o uísque ou o conhaque, o processo é o mesmo. A diferença é que não os colocamos no freezer por costume. O hábito de fazer isso com a vodca se deve à natureza da bebida. A temperatura baixa impede que a gente sinta o sabor do destilado. E a graça da vodca é justamente ter o gosto mais neutro possível.


Abraços Tiago Domingos.
Bebida destinada a adultos.
Beba com moderação.
Fonte: http://www.vodkas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário